“Vitória além do Placar”

Contando com a parceria de escolas da rede pública de ensino, localizadas, em sua maioria, no bairro da Gávea, a VemSer – Esporte & Psicologia vem, através do projeto “Vitória além do Placar”, oferecendo a alunas do ensino fundamental e médio, na faixa de 8 a 19 anos de idade, a oportunidade de praticar atividades esportivas e integrar as equipes de basquetebol e hóquei administradas pela ONG.

Além de receberem acompanhamento psicológico e acadêmico, as jovens beneficiadas pelo projeto, que utiliza o esporte como ferramenta para a realização de um trabalho de formação e conscientização da cidadania, participam de treinamentos regulares, que visam a formação de atletas e equipes para disputa de torneios e competições.

Através de todas estas iniciativas, a VemSer procura promover a saúde física e mental destas meninas, incentivando a utilização do aprendizado adquirido dentro de quadra como meio de crescimento e amadurecimento delas em todas as esferas da vida.

Breve histórico do projeto

O ano de 2001 marcou o nascimento do projeto “Vitória além do Placar” e, desde então, a partir da campanha “Adote uma Atleta, Forme uma Cidadã”, programa de “padrinhos” e “madrinhas” que conquistou financiadores para sua implantação, já beneficiou mais de 500 (quinhentas) meninas. Estas integram as equipes administradas pela VemSer, que atualmente disputam competições organizadas pela FBERJ (Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro) e pela LSB (Liga Super Basketball).

Ainda como parte do projeto, todas as atletas recebem acompanhamento psicológico sistemático. São desenvolvidas atividades que trabalham aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais, bem como abordados temas relacionados ao trabalho de equipe – como cooperação, competição, confiança e comunicação -, de forma que possa ser alcançada uma melhoria não apenas no rendimento das equipes, mas também, e principalmente, na qualidade de vida destas meninas.

Além disso, todas as participantes do projeto “Vitória além do Placar” têm seu rendimento escolar constantemente avaliado, sendo desenvolvido um trabalho de acompanhamento acadêmico que visa favorecer uma melhora em seu desempenho no colégio. Além de monitorarmos as notas das atletas, mantemos ainda diálogo freqüente com nossas escolas parceiras, de forma que possam ser avaliados, também, o comportamento e a atitude das jovens dentro de sala de aula, e investigados os impactos da experiência esportiva em sua vida escolar – que, pelo que podemos perceber, tem sido bastante positivo.

Com o propósito de estimular ainda mais o estudo, são oferecidas, através da campanha “Mais tempo na Escola, Mais tempo de Bola”, aulas de reforço escolar. Dessa forma, pretende-se dar às jovens maiores perspectivas de completar o ensino médio e realizar um curso superior.

Vale destacar que é pré-requisito básico para a participação no projeto que a jovem esteja regularmente matriculada em uma escola e que apresente sempre bom rendimento acadêmico. Afinal, contribuir para reduzir o índice de evasão escolar na rede pública de ensino e estimular as jovens beneficiadas por seus projetos e campanhas a permanecerem na escola e completarem seus estudos são os principais objetivos da VemSer.

Como forma de ampliar o alcance do projeto e de dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido, esperamos poder estabelecer parcerias com outras escolas da rede pública de ensino e com empresas e contar com o apoio de pessoas interessadas em investir no futuro dessas jovens e do nosso país.