Colaboradores

Padrinhos, madrinhas, parceiros, voluntários… É muito importante para nós saber o que nossos colaboradores pensam do trabalho que estamos desenvolvendo, já que é graças ao apoio deles que o projeto “Vitória além do Placar” vem podendo crescer e assim beneficiar um número cada vez maior de jovens.

:: Padrinhos e Madrinhas

“Há alguns anos estou participando – como madrinha e voluntária – do projeto “Vitória além do Placar” da ONG VemSer – Esporte & Psicologia. Passei muito tempo procurando um projeto social legal para participar e para fazer alguma diferença nesse mundo louco que vivemos. Sei que, como eu, várias pessoas querem ajudar e, simplesmente, não sabem como ou não encontram um projeto legal… Todos podem ajudar a VemSer sendo padrinhos/madrinhas ou participando como voluntários. Qualquer ajuda será bem vinda”.

“Sou um dos padrinhos da VemSer. Posso testemunhar a seriedade e o esforço desenvolvido pelos envolvidos diretamente no projeto no sentido de fornecer às meninas que participam do mesmo a oportunidade de um futuro melhor. Nos eventuais contatos que tenho com as meninas posso constatar o progresso que as mesmas vêm apresentando não só em termos esportivos, mas principalmente em sua formação mais genérica. Dá para sentir, claramente, a alegria com que elas participam e como são gratas ao Raphael e sua equipe pela oportunidade da qual estão desfrutando”.

“Como madrinha da VemSer desde 2001, venho acompanhando de perto todo o esforço do Raphael, com a importante participação de toda equipe de voluntários, no intuito de proporcionar o que há de melhor às meninas que participam do projeto. É com imenso prazer que percebo a mudança operada em cada uma destas meninas em tão curto espaço de tempo: o resgate da auto-estima, o progresso acadêmico, as vitórias nos jogos, a esperança no futuro… Me orgulho de estar colaborando para que isto aconteça e espero que outros padrinhos e madrinhas sintam-se incentivados a fazê-lo também, já que a seriedade do trabalho desenvolvido pela VemSer merece a atenção de todos nós. Parabéns a toda a equipe pelo magnífico trabalho”.

:: Voluntários

“Queridos e queridas, escrevo essa carta, pois estou muito feliz em ter feito parte dessa família linda. Foram 3 anos e meio de muito aprendizado. Passamos por muitas dificuldades, alegrias, ansiedade, tristezas, emoções fortes, mas fazendo uma retrospectiva de todo esse tempo, posso dizer que realmente foram momentos inesquecíveis e guardo com todo o carinho no meu coração. Já tinha vontade de escrever essa carta há tempos, mas algo me dizia que eu deveria esperar. Lembro-me quando fui falar com o Raphael que queria ser voluntaria, ele me disse: ‘eu sabia que um dia você ia trabalhar na VemSer’. O primeiro dia foi de nervosismo, mas eu me lembro de muitos rostinhos da época do pré-mirim que hoje estão crescidas, fazendo planos para um futuro muito melhor do que poderiam imaginar naquela época. Os festivais eram muito divertidos, principalmente depois daquela final que fomos comemorar na pizzaria! Depois que já estava há um tempo, ganhei a confiança da Sara, do Raphael e principalmente a minha, pra poder ficar sozinha com um monte de meninas cheias de vida e fazer com que aquela uma hora de psicologia fosse produtiva. Muitos momentos foram difíceis e trabalhosos, mas com isso aprendi a trabalhar com adolescentes, com o pé nas costas. Vocês foram pro mirim e eu fui junto, vi vocês crescerem, muitas meninas se juntaram a nós, muitas se despediram. Estagiárias saíram e outras entraram. Fui até o infantil com vocês e depois me despedi fazendo o treinamento de novas estagiárias. Vocês me deram muito orgulho durante o tempo que estive aí e até hoje dão. Ganharam bolsa de estudos em colégio particular, foram convocadas para seleção, foram pra universidade e já saiu até casamento! A VemSer cresceu e vocês também! Tenho muita saudade do tempo que trabalhei aí e felizmente recebo noticias através da Renata, minha prima, e do Raphael, por e-mail. Espero que um dia eu possa ir a inauguração do Centro Esportivo VemSer – Esporte e Psicologia. Obrigada por tudo! Um beijo a todos! Amo vocês! Fernanda Ferreira, ou se preferirem Fernandinha”.

“Quando procurei o Raphael para entrar na VemSer eu não fazia idéia do que me esperava. Entrei mesmo com vontade de ajudar, mas nem sabia como. Acaba que no fim estou recebendo muito mais do que dando. Estou como estagiária de psicologia, aprendendo muitas coisas na minha área, estou ganhando novos amigos, recebendo o carinho das meninas. Nossa, está sendo muito bom mesmo. Como eu acho que recebo muito, não me importo de levar as meninas no meu carro para os jogos e estou à disposição para qualquer outra coisa. Como diz aquela propaganda: ônibus tantos reais, gasolina mais outros tantos reais, mas receber o carinho das meninas e tudo que venho aprendendo que vou levar para toda minha vida, não tem preço”.

“Meninas, quero primeiro dizer que conhecê-las enriqueceu a minha vida de uma maneira que não cabe em palavras. Vê-las toda semana, nas atividades de Psicologia, nos jogos ou nos treinos, alegra meu coração. (…) Vocês me cativaram desde o primeiro momento em que pisei aqui e nada me deixa mais feliz do que os sorrisos que vocês estampam. Vocês estarão sempre comigo e este pouco tempo que passei aqui valeu uma vida. Vale uma vida! (…) Eu desejo para vocês toda a felicidade do mundo. Agradeço ao Raphael, Sara, Giselle, Fernanda e Júlia, que me acolheram nessa grande família que é a VemSer. (…) Aprendi muito com vocês todos! Aprendi que sempre há o que falar sobre certo assunto, que as confusões de entender errado são sempre divertidas, que a perseverança é uma qualidade maravilhosa. (…) Vocês me ensinaram que a dignidade é fundamental e que podemos vencer sempre que se está disposto a levar a vida com bom humor. Podemos amadurecer sempre e na velocidade da luz se necessário. Aprendi que o carinho é algo que devia existir sempre e que um abraço pode dissipar todos os males. Por isso tudo e muito mais, obrigada”.

“Raphael, eu não sei se já te agradeci antes, então, obrigada. Obrigada por ter me dado a chance de trabalhar num lugar tão maravilhoso, com pessoas tão maravilhosas. E acrescento mais, obrigada e PARABÉNS. Parabéns por essa organização da VemSer. O dia que eu coordenar um grupo eu vou seguir os seus passos. Valeu Raphael”.

“Raphael e Sara, muitas vezes não precisamos de palavras para demonstrar o quanto gostamos de uma coisa. Os nossos sentimentos e ações já falam por si próprios. Porém, apesar de para mim ser óbvio, não sei se já disse o quanto foi importante para mim ser voluntária da VemSer. Com certeza aprendi muita coisa e estou levando para a minha vida e trabalho, que continua sendo em ONG, tudo o que aprendi com vocês e as meninas. Não estou mais tão perto, mas continuo torcendo para que cada vez mais tudo dê certo. Estar na VemSer foi uma experiência maravilhosa de que vou sempre me lembrar com muito carinho. Contem sempre comigo! Um grande beijo”.